1º Ciclo

Competências Gerais

1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano.
2) Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico.
3) Usar correctamente a Língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.
4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações de quotidiano e para a apropriação de informação.
5) Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagens adequadas a objetivos visados.
6) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
7) Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
8) Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa.
9) Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.
10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
As competências essenciais e específicas estão definidas no currículo nacional do Ensino Básico e são parte integrante do Projeto Curricular de Escola existente no Colégio Atlântico.
Livros Adotados 1º Ciclo
Calendário Escolar 2017/18
Regulamento Interno
Ementa 17/18

O Ensino Atlântico

1) A solidez no processo de ensino

. A seleção e gestão de pessoal.
. A coordenação de Ciclo/Departamento.
. A observação e acompanhamento pedagógico.
. A formação sólida e o rigor no funcionamento.
. A objetividade e clareza nos processos educativos.
. A resposta rápida às expetativas e anseios dos pais.
. A defesa de valores e atitudes.
. A segurança.

2) As Instalações, os Recursos Humanos e Materiais

. As Salas de Aulas com quadros interativos e o sistema wi-fi em todo o espaço escolar.
. A parceria com a "Academia de Música - Os Anjos", a piscina "Atlantic Dimension" e o Centro de Psicologia "Bússola" que funcionam nas instalações do colégio.
. As salas de TIC, Educação Visual e Tecnológica, Laboratório de Ciências, Laboratório de Físico-Química, a Biblioteca e a Ludoteca.
. O Pavilhão Multiusos, o Pavilhão Desportivo, a Piscina aquecida coberta, a sala de Ballet e Dança, os Campos de Jogos, o Circuito de Manutenção e o Espaço Exterior.
. O Refeitório Escolar com serviço próprio e o Bar Aberto à comunidade escolar.
. Os Técnicos de Informática, o Animador Sociocultural, as Auxiliares de Educação, a Psicóloga, o Terapeuta de Fala...
. As Atividades Complementares : Ballet, Dança Contemporânea, Ginástica, Ginástica Rítmica, Informática, Música, Natação, Taekwondo e Xadrez.
. A Rádio Escolar e Jornal " Bliss".
. Projeto Eco-Escolas e Clubes de : Afetos, Aventura, Expressarte e teatro.
. Os Espaços de Ocupação dos Tempos Livres.

3) O Acompanhamento e Apoio Escolar

. A escola - espaço integrante da sala de aula.
. O Trabalho Cooperativo e em Equipa.
. O Complemento Educativo proporcionado por docentes.
. A Biblioteca e Sala de Estudo como espaços de trabalho autónomo.
. Os serviços de tutoria em situações devidamente justificadas.
. O apoio escolar introduzido no âmbito da "Bússola".
. A Psicóloga Escolar.

4) O Ser Atlântico

. O ambiente familiar.
. A aposta nas aprendizagens significativas e centradas no aluno.
. As aulas práticas e a investigação como processo de aprendizagem individual.
. A felicidade e realização pessoal - centro do processo educativo.
. O ajudar a descobrir caminhos em liberdade, respeito por si e pelos outros.
. O reforço da Língua Inglesa a partir do Jardim de Infância.
. A formação integral do ser humano.
. A paixão de viver a educação em cada dia que passa.
. A inovação e criatividade ao serviço das práticas educativas.
. As novas tecnologias e as TIC's como ferramentas essenciais a uma aprendizagem motivadora e eficiente.
. O intercâmbio e o conhecimento de outros povos e culturas na preparação de cidadãos do mundo.
. A autonomia, empreendedorismo e cidadania na formação dos alunos.
. A Escola Cultural - o Desporto, Animação e Arte.

Horário dos Alunos

1º Ciclo - Horário Normal

. Manhã : 9h00 - 12h30
. Tarde : 14h00 - 15h30

O horário de cada turma é divulgado aos pais no início do ano, apresenta intervalo no período da manhã e pode sofrer pequenas alterações no interesse dos alunos e da instituição.
O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos Encarregados de Educação. Por seu lado, a Direção estará disponível entre as 14h00 e as 16h00 de cada dia útil desde que marcado previamente.

Contactos

Seja um pedido de informações ou alguma sugestão não hesite em contactar-nos. A sua opinião é importante para nós.

Av. da Ponte lt 356/A, Pinhal de Frades - 2840 Seixal

geral@colegioatlantico.net